quinta-feira, 10 de junho de 2010


Usina Água Vermelha


A usina de Água Vermelha é a usina mais a jusante das treze hidrelétricas em operação ao longo do Rio Grande. Abrange os municípios de Indiaporã-SP, Ouroeste-SP e Iturama-MG.É operada pela concessionária AES Tietê S/A.

A Usina Hidrelétrica de Água Vermelha ou Usina Hidrelétrica José Ermirio de Moraes, localizada entre os municípios de Iturama e Ouroeste. Teve sua construção iniciada em 1973, sendo concluída em 1979, com potência instalada de 1.396 MW.
A usina Água Vermelha, com 1.396,20 MW de potência instalada, está localizada no rio Grande, a 80 km da confluência com o rio Paranaíba, tem sua produção de energia destinada a região que mais consome energia elétrica em todo o país, a região Sudeste.
A transmissão até o anel energético da Grande São Paulo é feita através das subestações de Araraquara, Ribeirão Preto e Santa Bárbara d´Oeste.


Problema que a Usina Água Vermelha passou em 01 de Abril de 2001:Reservatório de Água Vermelha atinge 28%


A escassez de de chuvas nos últimos meses está afetando o reservatório, da Usina de Água Vermelha, no Rio Grande, localizada no município de Ouroeste, a 50 km de Fernandópolis. O nível do reservatório que deveria estar praticamente cheio, hoje está com apenas 28 % de sua capacidade. Em fevereiro chegou nível crítico de 23%. Em fevereiro, quando lançou um plano de reflorestamento das margens do Rio Grande, os diretores da AES Rio Grande, José Cherem Pinto, desmentia boatos de que a redução do reservatório seria uma estratégia para que, através de nova tecnologia a usina operasse com metade da capacidade do reservatório e manifestava preocupação com o quadro atual.Segundo Cherem, no histórico da Usina de Água Vermelha, esse é o pior período dos últimos 23 anos, devido a uma sequência de períodoss de seca. Na barragem, o nível da água está 6 metros abaixo do normal. Em alguns pontos mais planos, a margem do rio chegou a recuar cerca de 500 metros. Isso prejudicou o lazer em área de ranchos, como no Pádua Diniz, um dos braços do rio Grande mais afetados pelo baixo nível do reservatório.O eng. eletro-eletrônico, Ademir de Faveri, revelou que a Usina vem adotando algumas medidas, como por exemplo, desligar três das seis turbinas de madrugada, no horário de folga de produção de energia, para economizar água. Segundo ele, o quadro sobre eventual risco de racionamento de energia deve ficar mais claro a partir de maio, em que pede o governo já estudar medidas. A expectativa é de que ainda possa chover com mais intensidade nas cabeceiras do rio Grande para melhorar o nível do reservatório. "Esperamos atingir pelo menos 60% da cota normal", comentou o engenheiro.



Resumo Informativo da Barragem da Usina de Água Vermelha - SP


Localização
Rio Grande, Bacia Rio Paraná , Município Indiaporã (SP )

Finalidade
Geração de Energia Elétrica
Volume
Concreto: 1500000 m3
Barragem Principal
Tipo : Concreto Comprimento : 250
Casa de Força
Tipo Estrutural : Abrigada , Potência Unitária : 254,39 MW , Número de Unidades : 6
Vertedoura
Tipo : Superfície , Comporta : Segmento , Capacidade : 19848 m3/s
Níveis de Operação
NA Máx Normal Montante : 383 m NA Máx Normal Jusante : 328,5 m
Reservatório (N.A. Máx Normal)
Área : 647 km2
Volume : 11.025 km3


Vídeo:http://www.youtube.com/watch?v=lPhe7ilNgX8 - Usina de Água Vermelha - Ouroeste-SP

Este vídeo mostra a Usina de Água Vermelha em funcionamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário